O assunto é: Inveja

23/08/2010

No ar mais um :"O assunto é", semana passada o assunto foi separação, nessa semana, o assunto é: "Inveja".

O que é inveja?
Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
A inveja está por toda a parte, pelo menos uma vez na vida todos nós sofremos por esse mal, alguns mais que uma vez, outros porém, sofrem várias vezes, até perdem as contas, do quanto desejaram algo de alguém, ou de quantas vezes quiseram ser superior ao invejado.

Inveja pode ser um atraso

Estive conversando com a Dra. Rosana Richelli que é psicóloga e sensitiva,  e  afirma, a inveja pode ser sim um atraso na vida de uma pessoa, veja uma rápida entrevista que tive com a especialista:

Caio:- Como você explica essa teoria?
Rosana:- É muito simples, uma pessoa invejosa, ela quer tudo o que o outro tem, seja ele ou ela o melhor amigo, ou não, o invejoso é como se fosse um vampiro, ele está sempre sugando a energia do amigo, para que o amigo perca tudo o que tem, e ele roubar o lugar da vítima, ou algo que a vítima possui que ele tanto quer.
Caio:- Uma pessoa invejosa se assume que é invejoso?
Rosana:- Jamais, muito raro, o invejoso nunca assumirá que sofre por esse mal, pois se ele fizer isso ele será inferior que o amigo, exemplo, o amigo comprou um tênis novo, então ele vai na loja e compra um tênis igual, ele nunca vai admitir que comprou porque viu o amigo com o tênis, e sim vai afirmar e jurar de pés juntos que  tudo não se passou de uma coincidência.
Caio:- A inveja é uma doença?
Rosana:- A inveja passa a ser uma doença apartir do momento em que o indivíduo começa a fazer algo que ultrapasse todos os limites, por exemplo, o amigo conseguiu uma promoção no emprego, e o invejoso vai até o chefe e inventa uma mentira só para fazer o amigo perder o emprego, ou o invejoso rouba algo, ou até mesmo, porque não matar, para conseguir algum cargo importante, para ser superior ao amigo, mesmo o amigo estando morto.
Caio:- Isso é muito comum no  nosso dia-a-dia, só para terminar esse assunto, a inveja tem cura?
Rosana:- Acredito eu, que não há como curar a inveja, esse é um dos pontos fracos da medicina, por até hoje não descobrir a cura para esse mal, dificilmente irão descobrir, já que é algo que está dentro de cada um, pois na verdade, todos nós somos um pouco invejosos as vezes, em diversas situações na vida, mas não demonstramos e nem reagimos a esse mal, ao contrário de outros os que sofrem mais com esse mal, eles reagem,  eles demonstram mais que sentem inveja por algo, ou de alguém, mesmo não assumindo. Creio eu que não há cura, cabe ao mesmo se tocar e parar de desejar aquilo o que não o pertence.
Caio:- Obrigado Dra. pela rápida entrevista, e ficamos por aqui com mais um "O assunto é". Até semana que vem.

Colaboração: Dra. Rosana Richelli - Psicóloga e Sensitiva

Postado por: Caio Blinnter

© 2010- Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme