Aprenda a fazer caricaturas realistas usando o Photoshop

19/11/2011


Aprenda a fazer caricaturas realistas usando o Photoshop

Créditos: Juliane Costa
Ronaldinho Gaucho (Foto: Caricatura de Tiago Hoisel)Ronaldinho Gaucho (Foto: Caricatura
de Tiago Hoisel)
A caricatura nada mais é do que o desenho de uma pessoa enfatizando e exagerando suas características físicas, normalmente faciais, deixando-a de um modo que fique engraçado.
Normalmente os desenhos são feitos à mão, e só então digitalizados para aperfeiçoar e colorir. Porém, se você não é nenhum desenhista profissional - muito menos um cartunista (o que não é nada fácil) -, mas ainda assim é fã de caricaturas, o TechTudo arrumou uma solução.
Para este simples tutorial usaremos o "milagroso" Adobe Photoshop, onde já trabalhamos para remover celulites, para aumentar o tamanho dos seios, paradeixar a pele lisinha como as modelos das propagandas, e até para se transformar em um elemental do fogo.
Desta vez, no entanto, será a vez das caricaturas. Aprenda como fazê-la nos próximos passos:
Passo 1. Abra a imagem da qual você deseja fazer a caricatura em "File > Open".
Passo 2. Com a foto aberta, duplique a layer (camada) usando o comando de teclado "Ctrl+J".
Caricaturas de fotografias (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Caricaturas de fotografias (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Passo 3. Com a layer copiada selecionada, utilizaremos a ferramenta Liquify para dar as características exageradas ao nosso personagem. Para isso, acesse a ferramenta em "Filter > Liquify".
Liquify  (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Liquify (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Passo 4. Agora você deve observar as principais características do personagem na sua foto. Identifique olhos grandes, orelhas, bocas tortas ou retas, nariz pequeno, bochecha grande, testa pequena, e tudo mais que chamar atenção.
Agora, com as ferramentas de edição do Liquify aberta, faremos a imagem se tornar uma caricatura. Deixar o pincel bem grande e use os principais recursos desta ferramenta: Foward Warp Tool (w), Puker Toll (S) e Bloat Toll (B).
Gaussian Blur  (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Gaussian Blur (Foto: Reprodução/
Juliane Costa)
O segredo, neste passo, é a sua habilidade com as ferramentas e percepção artística.
Passo 5. Para criar um toque de desenho à imagem, podemos tratar a foto de forma a deixar a pele mais lisa.
Para isso, vá em "Filter > Blur > Gaussian Blur". Copie alayer anterior, já com a caricatura, e selecione o filtro, deixando com a pele bem lisa. Em seguida, com uma "Erase" bem suave, apague as áreas dos olhos, boca, cabelos e vias nasais. A intenção é apenas deixarmos a pele lisa.
Passo 6. Finalize a caricatura com "Image > Adjustments > Curves" (ou "Ctrl+M"), configurando as cores de forma que fiquem semelhantes a caricaturas e desenhos.
Caricatura Sheldon Cooper Curves (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Caricatura Sheldon Cooper Curves (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Caricatura (Foto: Reprodução/Juliane Costa)Caricatura (Foto: Reprodução/Juliane Costa)
Com criatividade, você poderá usar estes mesmos passos para editar muito mais, com cores, filtros, e o que mais você desejar.

Veja outros tutoriais de Photoshop:
Aproveitando, para dizer que o site da Techtudo é o melhor site de tecnologia que eu já vi, pois além de nos informar sobre grandes novidades do mundo tecnológico, ainda tem vários tutoriais bem explicados o que facilita muito quando queremos aprender algo. Dê uma passada por lá, clique no link da fonte abaixo:
Fonte: Techtudo
©Grupo Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme