O assunto é- Fazer ou não fazer uma tatuagem?

20/12/2011

Olá, no ar mais um, O assunto é, e o assunto de hoje é: Fazer ou não fazer uma tatuagem?

Vem ano, vai ano, e a tatuagem ainda continua popular, mas ainda há certas dúvidas, em relação à tatuagem certa, se dói, quanto custa, se é segura, enfim, é o que iremos discutir hoje.

Fazer ou não fazer uma tatuagem, eis a questão
Antes de mais nada, é preciso ter certeza se você realmente quer fazer uma tatuagem, onde fazer, o que fazer, esteja ciente que o que você irá fazer será para sempre, escolha o lugar certo para fazer a tatuagem, para não se arrepender depois, pense e repense muito antes de decidir o que irá tatuar em seu corpo,  o local onde irá realizar a tatuagem, se é seguro, se segue as normas corretamente. 

Quanto custa?
Isso varia de lugar para lugar, tem tatuadores que cobram por hora, outros pelo tamanho da tatuagem, se for uma frase ou palavra também pode ser cobrado por letra, enfim, cabe à você se informar sobre o local mais seguro e mais acessível.

Como eu sei se o local onde irei realizar minha tatuagem é confiável?
O local deve seguir o regulamento, efetuar também um registro, possuir alvará de regulamento autorizado e registrado pela vigilância sanitária, Ter pelo menos um certificado de Biossegurança e preferencialmente estar sindicalizado a uma entidade de classe com credibilidade, no Brasil temos o SETAP-BR (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing do Brasil), estar dotado de equipamentos específicos para a assepsia e o mais importante devem ter um certificado ministrado registrado por médicos patologista, precisam ser instruídos quanto ao manuseio de todo esse equipamento assim como a rotina e procedimento na esterilização e desinfecção do local, estarem aptos a responder todas as questões com um simples pergunta sua “Como você garante minha saúde e bem estar? peça para eles te mostrarem tudo antes de você decidir por se tatuar naquele local, veja a arrumação do ambiente, desde o estado dos moveis e utensílios até mesmo a atenção dispensada pela suas indagações, na minha opinião essa seria uma das maneiras que você poderia concluir se sentiu ou não firmeza no local e pessoal.

Fazer tatuagem doi?
Alguns dizem que não, outros que sim, a percepção da dor é algo de muito pessoal. O mesmo desenho tatuado no mesmo lugar pode, em duas pessoas diferentes, das sensações diferentes, que vão da dor ao prazer. Em linhas gerais, eu diria que a tatuagem, no momento da sua execução, é algo que incomoda, que dá uma sensação de ardência mais ou menos intensa, que é amplamente suportável e que dá uma enorme satisfação quando se vê a obra completada.  Depende muito do local onde será tatuado,  algumas partes do corpo são mais sensíveis outras não.

Como cuidar da minha tatuagem?
A primeira semana é a mais importante na faze de cicatrização, ela vai definir o sucesso ou fracasso da tatuagem, depois da boa qualidade dos matérias e a pericia do tatuador os cuidados empregados é fator mais atenuante no resultado definitivo da tattoo, por isso siga a risca os cuidados a serem tomados levando em consideração inclusive que existe locais que tem cuidados específicos por isso informações que não seja a do tatuador que executou o serviço devem ser descartadas, pois podem ter um resultado reverso, ou seja danificar para sempre sua tatuagem.
Um detalhe importante é o cuidado que se deve ter nas primeiras vezes que se for tomar sol depois de que a tatuagem for feita essa atenção deve ser redobrada, o uso de protetor solar com fator elevado é imprescindível para que a tatuagem não perca a cor, sol em demasia leva a um desbotamento da tatuagem. 
  1. Após 2 horas retirar a bandagem e lavar bem com sabão neutro água fria no maximo morna e nunca quente, retirar todos os coágulos que se formarem sobre a tatuagem, secar com papel toalha suavemente e passar uma camada de pomada indicada pelo tatuador.
  2. Evitar nos próximos 3 dias contatos com água de qualquer espécime clorada salgada ou natural.
  3. Após o 3º dia lavar rapidamente 2 vezes ao dia sempre com água fria ou morna pra tirar o excesso de oleosidade e tecido morto que será deixado.
  4. Passar 4 vezes ao dia uma camada mais fina possível do creme cicatrizante indicado, estas aplicações de 4 vezes ao dia devem ser cometidas até o final da cicatrização ou seja, quando não houver mais nenhuma casquinha, esse período pode variar de 15 a 30 dias.
  5. Não coçar, não deixar exposta a água clorada, salgada, ou sauna por um período mínimo de 15 dias.
  6. Após a cicatrização completa, sempre que for tomar sol passar protetor solar FATOR 50 ou maior para uma durabilidade prolongada isso ajuda muito na perpetuação das cores.
  7. Lembre-se o maior inimigo da sua tatuagem é o sol e o ressecamento que em excesso fará com que a tatuagem se desbote gradativamente por isso proteja sua tatuagem permanentemente quando exposta ao sol e a hidrate com cremes hidratantes sempre que possível.
Hoje existe produtos específicos criados propriamente para a cicatrização e manutenção da tatuagem cremes cicatrizantes e hidratantes, que fazem com que a tatuagem tenha uma vida muito superior em qualidade brilho do que antigamente, quando olhamos alguém com uma tatuagem vistosa que parece um adesivo, nos perguntamos, porque minha tattoo não ficou assim, lembre-se que os cuidados adequados na faze de cicatrização assim como os cuidados pós cicatrização tem vital influencia no resultado a curto, médio e longo prazo sem um cuidado adequado sua tattoo vai apagando e se transformando muitas vezes em um borrão, é a mesma coisa de que a pintura do carro, quando você não utiliza produtos específicos ele perde o brilho mesmo que novinho e tem a aparência de um carro velho quando o carro do visinho que é muito mais velho em fabricação parece mais novo pode-se tomar esse comparativo. Mude a maneira como você lida com sua tatuagem estima-se que 97% dos tatuado nada fazem para a manutenção da tatuagem que possuem e isso é comprovado faz a diferença. 
As dicas citadas acima, varia de tatuador para tatuador.
Sou de menor, posso fazer uma tatuagem?
Não, menores de 18 anos não podem fazer tatuagens nem piercings, isso foi determinado por lei.
É possível pegar alguma infecção ou doença?
Esta é uma pergunta muito importante. Os meios de comunicação repetem sempre que fazer uma tatuagem ou um piercing é perigoso, e é fácil cair na psicose! O que ninguém diz é que se o estúdio que você contatar for sério e competente, os riscos são inexistentes. Agulhas e materiais descartáveis, autoclave para a esterilização,  e um amplo uso de líquidos desinfetantes e esterilizantes e um profissional formado em biossegurança para poder administrar todos esses itens importantes. Somos nós que vivemos no nosso estúdio e portanto somos nós os primeiros a prestar atenção às normas higiênicas.
E agora é você que entra em cena. A cura da tatuagem e do piercing é muito importante e é fundamental seguir as instruções que lhe serão dadas. Utilize poucos remédios mas de primeira qualidade; toque a tatuagem ou o piercing exclusivamente com as mãos limpas, ao menos nos primeiros dias; siga um estilo de vida sadio e regular.
 Se seguir estas simples regras, não terá algum problema!
E se eu me arrepender?
Lembre-se sempre, fazer uma tatuagem é algo para sempre, isso se você não tiver boas condições financeiras, agora, se você tem uma boa grana, hoje em dia, se você fez uma tatuagem, e se arrepender, há como retirá-la por completo, através de métodos muito eficientes, entre eles o melhor é o à laser, há também outros como o de raspagem, mas esse costuma deixar cicatrizes horríveis. 
Espero ter ajudado, esse foi mais um: O assunto é, até semana que vem!
©Grupo Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme