Hora D-Primeiro desenho animado completa 104 anos

18/08/2012


O primeiro desenho animado da história completou no último dia 17, 104 anos, o curta Fantasmagorie, do francês Émile Cohl, foi exibido pela primeira vez no dia 17 de agosto de 1908, e é considerado o primeiro desenho animado da história da animação. O curta tem um pouco mais de 1 minuto e é um clássico da animação, a história começa com a mão de Émile Cohl, que, desenhando o personagem, faz com que o mesmo passe por uma série de transformações, de palhaço à cavaleiro, e o interessante desse curta é que no meio de tantas transformações o personagem encontra os mais variados objetos e até outros personagens surgem do nada.
Cohl produziu mais de 250 filmes de 1908 à 1923, realmente o cara era um mestre, mas infelizmente apenas 37 de seus filmes permanecem intactos ao longo de todos esses anos.
Para que o curta Fantasmagorie fosse criado foi preciso a junção de 700 desenhos, a duração desde sua criação, edição e finalização foi de 5 meses,  isso na época, já hoje em dia uma animação com 700 desenhos pode ser feita em um dia caso o desenhista use CG(computação gráfica) técnica essa utilizada aqui pelo Cinequarto, já se for um desenho feito manualmente como foi o caso desse curta, esse tempo todo realmente está na média.

O tom “nonsense” do curta é resultado da inspiração de Cohl no movimento francês conhecido como “Les Arts incohérents” (A Arte Incoerente), cujo caráter satírico antecipou escolas artísticas de vanguarda, como o dadaísmo.
Veja abaixo o desenho que foi exibido pela primeira vez em 17 de agosto de 1908, esse foi o marco da animação mundial, a partir dele muitos outros vieram, se nós desenhistas e animadores somos o que somos, devemos grande parte à Cohl, por essa grande descoberta:


E mais-Saiba quem foi Émile Cohl:
Conheça a história de Émile Cohl(versão traduzida) CLIQUE AQUI.
© Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme