Atores reais vs atores digitais

05/09/2012


ator digital 6 Cinema: Atores e Atrizes Modificados no Computador
Como já foi dito no último domingo o Cinequarto está investindo pesado em atores digitais, inicialmente teremos 10, 5 atores e 5 atrizes, pensando nisso comecei a analisar pela web,e vi o quanto está aumentando o número de atores digitais criados para cinema, TV e séries, será que chegamos ao futuro e nem percebemos, futuro esse onde aos poucos os atores reais, humanos começarão a ser extintos, já que as grandes produções da teledramaturgia  e  hollywoodianas estão aderindo à essa nova tecnologia.
Não, ainda não chegamos à tanto, mas pode ter certeza que atores reais não perderão seu emprego para um ator digital, isso segundo George Lucas, criador da série Star Wars-Guerra nas estrelas, segundo George,
"O avanço em direção ao mundo digital é uma apenas uma transição normal que está acontecendo no mundo do cinema. Da mesma forma como fomos dos filmes mudos para os filmes sonorizados, e então dos filmes em preto e branco para os filmes coloridos, esta é uma transição e uma adição de ferramentas que usamos para criar nossa arte". Ele ainda afirma que "O papel dos atores neste novo meio termo é exatamente o mesmo que era nas transições dos filmes preto e branco, filmes mudos e processos fotoquímicos. A assunto que vem à tona freqüentemente ao se usar um ator digital é as pessoas esquecerem que atuar é uma forma de arte. Você não pode apenas criar algo à semelhança de um ser humano e então fazê-lo atuar. Não importa o que você faça você terá de usar atores reais. São necessários os atores reais para dar a voz, para dar a animação correta e para criar os personagens. Eu vejo a tecnologia digital como uma vantagem para atores e uma oportunidade de mais trabalho para mais atores, ao invés de substituí-los"
O filme A lenda de Beowulf foi um dos que mais utilizou essa técnica, criando uma Angelina Jolie perfeita e muito sensual, claro que como qualquer produção que tenha em seu elenco atores digitais, sabe que os movimentos e o perfeccionismo em busca de uma cópia fiel ao ser humano, é praticamente impossível, por enquanto.

Quem mais se aproxima da representação dos "atores digitais" é "Aki Ross(foto acima)", personagem que protagonizou o filme "Final Fantasy". Aki, além de apresentar feições humanas foto-realísticas, que já lhe renderam um lugar no ranking das 100 mulheres mais sexy do mundo e ensaios fotográficos em algumas revistas, segundo seus criadores, está perto de assinar contratos com grandes estúdios de Hollywood para a participação em outros filmes digitalmente animados. Aí sim, após participações em trabalhos que se diferem de "Final Fantasy" ou de suas possíveis seqüências, Aki seria considerada a primeira atriz digital da história.

Será a primeira atriz digital do Brasil?

No Brasil, ainda não sei se há registro de atores ou atrizes digitais, mas criamos uma, cujo nome é JL8(foto acima), uma robô humanoide, nos inspiramos na personagem Cameron Phillipis, personagem interpretada pela atriz Summer Glau na série Terminator, tentamos criar uma cópia quase fiel, veja as duas fotos e compare.
Claro que há grandes diferenças nas texturas, onde devemos trabalhar ainda mais para que chegue a beira da perfeição. Essa pode ser a nossa primeira atriz digital, quem sabe a primeira do Brasil, iremos nos inspirar em outros atores e atrizes, mas sempre procurando modificar para que não haja confusão, caso eles fiquem bastante semelhantes com os originais.
Lembrando que não importa se eles os atores digitais estejam ganhando até prêmios, ou se a CG(computação gráfica) esteja evoluindo juntamente com a descobertas de novas tecnologias, pois nunca, jamais, um ator seja ele digital, virtual, irá substituir os movimentos, a atuação, os movimentos e principalmente o talento de um ator/atriz real.

© Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme