Catalogo revela 7 novos planetas semelhantes ao planeta Terra

27/02/2013


Um novo catálogo online criado pelos pesquisadores lista todos os planetas conhecidos na galáxia que possuem grandes chances de abrigaram vida. Até agora, sao 7 planetas que podem ser potencialmente habitáveis, mas muito em breve muitos mundos deverao completar o catálogo.
Planetas potencialmente habitáveis
O exoplaneta Gliese 581g é o maior candidato à abrigar vida, seguido por Gliese 667C, Kepler 22b, HD 40307g, HD 85512b, Gliese 163c e Gliese 581d. Na imagem acima, cada exoplaneta apresenta um valor de similaridade com a Terra (quanto mais próximo de 1, maior é a similaridade). Como curiosidade, o planeta Marte apresenta o valor de 0,66 – abaixo dos 7 exoplanetas da lista.
A lista, denominada  ”Catálogo Exoplanetas Habitáveis”, comemorou seu primeiro aniversário ontem (05 de dezembro). Quando foi lançada no ano passado, listava somente dois mundos. De acordo com o pesquisador Abel Mendez, os cientistas estão ficando mais inteligentes sobre como encontrar exoplanetas, fazendo com que o ritmo de descobertas aumente.
Há 27 planetas candidatos aguardando inclusão na lista após melhores análises. Enquanto isso, telescópios como o Kepler seguem trabalhando a todo vapor, e a cada mes surge uma nova descoberta.
Os pesquisadores avaliam o potencial de vida em um planeta com base em três fatores: a energia da estrela hospedeira que o planeta recebe, a massa do planeta e seu tamanho. De forma simples, os gigantes gasosos que orbitam estrelas variáveis são menos propensos a abrigar vida do que pequenos planetas rochosos próximos à estrelas estáveis.


© Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme