Criadora do seriado Friends critica novelas brasileiras

19/03/2013

NOfriendsnovelaCAPA
Marta Kauffman uma das criadoras do sitcom Friends, um dos seriados de maior sucesso de todos os tempos, esteve no Brasil e em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, ela criticou o formato mais assistido pelos brasileiros, a popular novela.
A opinião de Marta
Marta diz que esse formato já está ultrapassado, e que as novelas não serão as primeiras no gênero entretenimento e que com o tempo não irão mais funcionar mais, e ela ainda conclui dizendo que as emissoras tem que repensar na maneira de fazer TV, ou seja, ela quis dizer que as novelas podem estar com seus dias contados.

A nossa opinião
Bom, vejamos bem, pode até ser que por um lado Marta tenha lá sua razão, pois infelizmente nos últimos meses tá difícil de sentar-se na frente da TV e dizer," nossa, hoje sim a novela tava boa, não vejo a hora de ver um novo capítulo amanhã". Ao invés disso falamos, "não vejo a hora dessa novela acabar, tomara que a próxima seja melhor."
Pois é, essa é a dura realidade das atuais novelas, Marta está certa sim ao falar que as emissoras tem sim que repensar na maneira de fazer TV, mas está errada em criticar as novelas brasileiras, logo a segunda paixão nacional depois do futebol, é querer comprar briga com muitos noveleiros de plantão. É claro que ela está querendo defender a sua área, que é de seriados, ou seja, na verdade quando ela falou isso, na certa estava querendo sugerir que ao invés de novelas, que as emissoras então investissem em séries e seriados como as TVs americanas, acontece que é aí que o bixo pega, pois, séries boas para substituir uma novela, ta difícil, as emissoras bem que tentam, coloca uma série em um ano, a temporada tem uma audiência razoável, tentam uma segunda temporada, a série não vinga e acaba.
Raramente uma série boa como A Grande Família, fica no ar por tanto tempo, à não ser que seja série de outros países, séries de grandes sucessos. Mas daí vem aquela velha história, vamos ter que importar séries de outros países? Tantos autores bons aqui no Brasil e será que nós brasileiros não temos capacidade de fazer um produto igual ou superior aos de outros países em especial aos americanos que fazem excelentes séries?

Qual seria a solução?
Na certa a senhorita Marta estava querendo vender seu peixe, ou seja, ela poderia ser bem mais direta, e falar: "Parem de assistir novelas e assistam séries." Realmente novelas seja qual for, com o tempo você acaba cansando, por ter que esperar meses até chegar ao fim, até o felizes para sempre, já séries não se tornam tão cansativas pois o ritmo da trama é mais acelerado. Concordo sim que as emissoras tem que repensar no modo de fazer TV, acho um exagero a quantidade de novelas que as emissoras exibem, algumas exibe umas 3 de tarde, já à noite mais 3, é tanta novela, creio eu que uma novela por emissora seria o suficiente, e porque não exibir séries e filmes, se tivéssemos um filme, uma série e uma novela, já seria o suficiente para nos entreter.

Uma pequena simulação
Vamos fazer uma pequena simulação que talvez não seja a fórmula perfeita para salvar as novelas brasileiras, mas que poderia dar uma inovada na TV brasileira. Imaginando que a grande maioria dos trabalhadores chegam às 18 hrs, então poderíamos colocar uma série, das 18 até às 19 hrs, das 19 até às 19:30, um telejornal, das 19:30 até as 21:30 um filme, claro que o filme deve ser escolhido a dedo para entregar uma audiência boa para a novela que virá à seguir, das 21:30 até às 22:30, fecharíamos com à novela, e pronto, depois ainda teríamos mais espaço para um filme, ou série, ou até um programa de entretenimento, humor,  enfim, seria uma excelente grade de programação, o suficiente para nos desintoxicar de tantas novelas.

Para concluir
Acima foi apenas uma simulação, seria a programação ideal? Para alguns seria, para outros não, acredito que as novelas não estão com seus dias contados, mas se por um lado eu concordo com Marta que a TV precisa ser renovada, por outro discordo que esse formato está desgastado, se estivesse, não teríamos os sucessos, Avenida Brasil, Cheias de Charme, Carrossel e Balacobaco que também tem sido um grande destaque na TV. A solução não é acabar com as novelas e sim que as mesmas  sejam mais curtas, e que acompanhem o ritmo dos telespectadores sem as famosas "barrigas", e também que as emissoras parem de encher sua programação com novelas, uma só já é suficiente, no máximo duas, mas 3, 4, e ainda reprises, poxa, aí não tem telespectador que aguente. E você, qual é a sua opinião? Não esqueça de comentar.
© Cinequarto

0 Soltaram a voz!:

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme