A arte de manter um Blog!

23/05/2013

Foto: Google Imagens
O que é um blog? Para que serve? E porque ter um? Que graça tem, ter um blog? Isso não é perda de tempo? Você ganha para fazer isso? Isso dá dinheiro?
Quem é blogueiro assim como eu, certamente já ouviu pelo menos 4 das perguntas acima, hoje decidi não postar nenhuma tirinha e sim falar sobre a arte de manter um blog.
Blog, 4 letras, apenas uma página na web, um bom conteúdo, e assim, começam à surgir os primeiros leitores, no começo poucos te seguem, alguns visitam só por curiosidades, outros, visitam, curtem e voltam, já outros, visitam uma vez e não voltam mais.
Você pode postar 1, 2, 4 vezes por dia, mas se o conteúdo não for bom, será tudo em vão, enquanto alguns copiam textos, posts de outros, outros por sua vez, usam da originalidade para criar algo novo, que nem sempre dá certo, mas quando dá, todo mundo quer saber, qual é a fórmula.
A arte de criar um blog e de mantê-lo sempre atualizado, não é algo simples, é algo que exige força de vontade e dedicação, mais que isso, é se entregar ao que você faz, é amor, é paixão, é como um casamento,  a partir do momento em que você se dispôs em colocar um blog no ar, você na verdade está casando, pois será uma relação diária, com seus altos e baixos.
Parece bobagem mas ter um blog, é sim como uma relação, pois juntos você e seu blog:

  •  Enfrentarão crises, quando a audiência do seu blog cair; 
  • Discutirão a relação, para saber porque a audiência do seu blog está abaixo do esperado;
  •  Você irá pedir um tempo na relação, todo blogueiro sempre dá uma pausa, tira umas férias;
  •  Passarão noites em lua de mel, qual blogueiro nunca passou madrugadas babando, acompanhando as estatísticas em tempo real, e vendo o quanto o seu blog evoluiu;

Nessa relação, a separação nem sempre é a solução, ta certo que na correria do dia-a-dia, nem sempre sobra tempo para atualizar seu blog, e seus leitores não aceitam muitas vezes isso, percebo que muitos blogueiros excluem seus blogs, depois de um árduo trabalho, depois de conseguir um imenso público fiel, eles simplesmente acabam com tudo, e na grande maioria os principais motivos são: "Tô sem ideia de novos posts" e "Não tenho mais tempo."
Você tem que ter em mente que o blog não é apenas seu, a partir do momento que você colocou as opções de seguir, curtir, compartilhar, comentar, seus leitores poderão usufruir de tudo isso, o que de certa forma, fará com que eles participem também, ou seja, o blog não será feito apenas por você  e sim também por seus leitores.
A arte de manter um blog, não está apenas no "Eu quero ter um blog" e sim no "Eu quero, eu posso e vou manter esse blog", persistência e paciência, são as palavras chaves para o sucesso e a evolução do seu blog,  portanto, tenha paciência, persista, corra atrás, se um post não deu certo hoje, não foi tudo aquilo que você esperava, parta pra outra, invente, reinvente, vai que numa dessas dê certo. Manter um blog é algo difícil e trabalhoso, mas manter um público fiel e fazer com que todos acompanhem o seu trabalho é mais difícil ainda, mas você pode, basta correr atras, divulgar e focar em um tema específico, que você chega lá.
Esse post por exemplo, talvez seja lido por centenas, milhares de leitores, ou talvez apenas 10, 20, 50 leitores, vida de blogueiro não é nada fácil, as vezes você se prepara, pesquisa, elabora, passa horas na frente do pc para colocar um post bem caprichado e obtem apenas 30, 50 acessos naquele post, enquanto outro post que você postou apenas uma imagem de uma foto qualquer, obtem o inesperado 200, 500, 1000 acessos naquele post.
Nossos leitores são indecifráveis, nunca saberemos o quanto um post será bem sucedido ou não, é complicado, é difícil, mas não impossível, basta querer, como já foi dito acima, a arte de manter um blog está apenas no: "Eu quero, eu posso e eu vou manter esse blog".

Texto: Júnior Grigolo
© Cinequarto

1 Soltaram a voz!:

  1. Ana Paula disse...:

    Nossa, ótimo post, falou tudo (h)

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta! Sua participação é muito importante para nós!

AtRaÇõEs ReCeNtEs ...








Siga-nos no Twiiter:

 
CINEQUARTO TV © 1997-2017 | Designed by Júnior GrigoloCTV Theme